Terminal Portuário – RJ
A cobertura é composta por um sistema de treliças longitudinais e transversais em PRFV apoiado em pilares rígidos e pontos de apoio intermediários enrijecidos por mãos francesas.
Devido ao balanço excessivo da estrutura, ventos fortes e às dimensões ampliadas, o desenvolvimento deste projeto exigiu soluções específicas para garantir a estabilidade e segurança da cobertura. Isso incluiu a necessidade de projetar novas soluções para as junções entre os perfis, como o uso de chapas de aço inoxidável para o enrijecimento dos perfis, garantindo assim a robustez necessária para enfrentar as condições adversas previstas.
Conexões rígidas fabricadas em chapas de aço inoxidável para manter a estabilidade da estrutura devido as ações do vento.
O dimensionamento estrutural foi realizado em conformidade às normas internacionais vigentes, para dimensionamento de elementos em PRFV.
Sendo elas:
• ABNT NBR 6120-2019: Cargas para o cálculo de estrutura de edificações;
• ABNT NBR 6123:1988: Forças devidas ao vento em edificações;
• ABNT NBR 15708 -5-2014: Indústrias do petróleo e gás natural – Perfis Pultrudados – Parte 1: Materiais, métodos de ensaio e tolerâncias dimensionais;
• ABNT NBR 15708-5-2011: Indústrias do petróleo e gás natural – Perfis Pultrudados – Parte 5: Perfis Estruturais;
• Guide for the Design and Construction os Structures Made of FRP Pultruded Elements – CNR-DT 205/2007;
• Prospect for New Guidance in Design of FRP – REPORT EUR 27666 EN.
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